Coincidências?

Não sou de intrigas e até acredito em coincidências. Mas é inevitável ficar sempre a suspeita a ser verdade o que está a ser veiculado por e-mail:

aviso (extracto nº 20 573/2007), a pessoa nomeada é Manuel Marques da Cunha Costa, familiar do Vereador, José Maria da Cunha Costa; aviso (extracto nº 20 574/2007) a pessoa nomeada é Maria Helena Monteiro de Oliveira Moura, filha do Presidente da Câmara, Defendor Oliveira Moura.

camaravianadocastelo1.jpg
9 comentários a “Coincidências?

  1. Sem comentários mas comento eu… eu estive 16 anos á espera da minha reclassificação.. quando entrei para esta Junta há 18 anos atrás como Aux. de serviços Gerais nunca pensei que me sucedesse isto , o meu companheiro candidatou-se á Junta e Ganharam, Há 16 anos que esta cá e há 16 anos que eu era Aux. de serviços gerais, nunca fui reclassificada porque era o meu companheiro o Presidente, numa coisinha tão pequenina como aqui tivemos esse ” pudor” parece que para o Norte isso é tudo bem mais fácil, se eu soubesse….! Mas Com ums esclarecimentos daqui outros dali lá consegui a minha reclassificação , ele não participou em nenhuma reunião.

  2. Nelly

    Também não se deve ser prejudicado por ser familiar, naturalmente. Como foi, aliás, o teu caso. Mas não podemos aceitar (seja quem for) que alguém seja beneficiado, embora até possa compreender alguma “tentação” quando se trata de um familiar directo. Embora tendo sido por “concurso” no caso do familiar do vereador, a verdade é que já houve antecedentes em que o “escolhido” ou era familiar ou amigo dos elementos do executivo. No caso da filha do Presidente, já foi por nomeação. Serão tudo coincidências? Custa-me a crer.

    E estou à vontade para dizer isto mesmo tendo uma dívida de gratidão (segundo diz a minha mãe -eu só há pouco tempo o soube) com a família do Presidente, especialmente com o seu pai (um resistente anti-fascista) que ajudou muito (mesmo com dinheiro) a minha mãe, quando nós atravessávamos grandes dificuldades (a minha mãe era sucateira e o marido (o meu pai) tinha-a abandonado com sete filhos menores e um deles com deficiência mental). Mas isso não obsta a que tenha com ele, divergências políticas e seja critico da sua gestão (determinada mas também um pouco “teimosa” à frente da Câmara), em alguns aspectos. Mas como diz o outro …uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.:)

  3. O que não me parece coincidência é o facto de estes dois avisos virem seguidinhos. O tal António Manuel Marques da Cunha Costa, das duas uma: ou ganhou mesmo o concurso, ou então é a ovelha negra da família. Lá lhe deram um mísero salário de 879 euros. Não me parece que haja cunhas tão míseras para familiares queridos. Se calhar serve é para as pessoas se entreterem com esse Aviso e não ligarem tanto ao que vem a seguir. Aí sim, parece que foi por nomeação (ou seja, sem concurso) e não é sequer referida (ao contrário do Aviso anterior) a remuneração mensal. A chatice é que a lei deve obrigar a publicitar qual o índice auferido. Ora então vejamos: se ao índice 269 corresponde o tal mísero salário de 879 euros, ao índice 540 corresponderá a já agradável remuneração de 1765 euros (não seria grande coisa no Luxemburgo, mas para Portugal já é muito acima da miserável média). Não admira, pois, que a filhinha do Defensor (digno do nome, quando se trata de defender os seus) não tenha ganho um concurso em que se situaria no índice 269, mas antes tenha “ganho” uma nomeação em que o salário é o dobro do anteriormente referido. Já o ministro Alberto Costa também tinha conseguido uma principesca nomeação para a sua filha na mesma área. Parece que a informática é o que está a dar para filhas de ministros e presidentes de Câmara.

  4. José M. Faria
    É sem dúvidas uma mulher de armas a minha mãe. Não foi fácil levar segurar uma família naquelas condições. Claro que para isso, todos nós tivemos que ir trabalhar muito cedo para ajudar.

Deixe uma Resposta

