Pagar entrada no Parque da Cidade? Não obrigado!

parque-urbano.jpg

A Câmara Municipal de Viana do Castelo pretender cobrar o acesso ao novo Parque da Cidade em fase final de construção, inserido no programa Polis de Viana do Castelo. Desagradado com esta decisão o CDS/PP tomou a iniciativa de promover uma petição popular.

Eu associo-me a esta campanha, apesar das diametrais diferenças políticas e ideológicas.

O fruir da natureza não deve ser pago. O Parque da Cidade é um espaço público pago pelos dinheiros públicos. O Parque da Cidade foi concebido para permitir aos utentes o convívio com a natureza, a educação ambiental, o lazer, a leitura, o encontro de diferentes gerações, de culturas e de classes sociais. E isso não deve ser pago. É um direito da cidadania e por isso deve ser sustentado pelos dinheiros (municipais) públicos.

Seria criminoso condicionar o acesso por motivos económicos. Os espaços naturais são de todos. Cobrar uma taxa de acesso é inaceitável do ponto de vista social e contrário ao princípio que animou a construção do Parque: “…potenciar o surgimento de um valioso espaço de convivialidade e animação urbana, de formação e informação ambiental e de fruição e contacto com o rio e com a natureza”.

O Parque natural é de todos. Mesmo que resulte de um aproveitamento notável de um espaço degradado. Não é um “condomínio” ambiental apenas para quem tenha possibilidades económicas. Mesmo estando murado.

Nunca irei aceitar o acesso pago seja qual for o valor ou porque como alguns dizem “noutros lados (em alguns) também se paga”. Não pagarei um cêntimo nem que isso implique nunca visitar este espaço público. E não pago por razões de princípio e também de solidariedade social. O Parque da Cidade “ …contribuindo para o fortalecimento da identidade e competitividade urbana de Viana do Castelo e para o reforço da sua afirmação urbana”, paga-se pelo dinamismo económico e cultural que os responsáveis souberem imprimir à cidade.

Assine a Petição!

Anúncios

2 comentários a “Pagar entrada no Parque da Cidade? Não obrigado!

  1. Um parque feito com dinheiro dos contribuintes
    e ainda queriam que pagam as entradas
    Pois..todas as maneiras são boas para nos apanhar algum dinheiro.

    Esse parque ai esta bém situado
    um bom passeio para caminhar…

    Um beijo
    Helena

  2. Muito bonito!!! Quanto ao pagamento tens toda a razão ! Em Montemor o novo não sei se conheces ou Vendas Novas, existem parques assim Urbanos …lindos principalmente o de Montemos e ninguem paga para la ir passear era só o que faltava está mais que pago pronto mas isso são outras cabeças..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s