Sou arguido (IV)

medo.jpg

Hoje fui constituído arguido formalmente com termo de identidade e residência. Seguir-se-á a formulação da acusação (ou não) de “crime” por parte do Ministério Público, sendo que caberá sempre à acusação, em qualquer das situações, levar o processo a julgamento ou desistir da queixa.

E é isto. É a isto que está sujeito um activista cívico, um militante da cidadania, o cidadão exigente e responsável; o que não se resguarda atrás do anonimato.

Talvez compreenda melhor agora quem se protege através do anonimato. Contudo no tocante a mim próprio, prefiro continuar a dar a cara, a arriscar, a assumir com coragem e determinação as minhas opiniões e as consequências. Até ver!

E mais não posso dizer (nem sei se já disse de mais). Agora o processo está em segredo de justiça. Talvez daqui por quinze dias, mais coisa menos coisa, já possa adiantar um pouco mais.

12 comentários a “Sou arguido (IV)

  1. Fernando, vim aqui depois de passar pelo Troll. Já tinha vindo à Foice dos Dedos, mas sem comentar.
    Não sei o que se passa, como é natural, mas conhecendo o conteúdo do blog, estou convencida de que é uma intimidação para o assustar. Força!

  2. talvez com mais pormenores e coisa se pudesse divulgar e, quem sabe, as coisas se voltassem contra o feiticeiro!
    Preciso de ser solidário. Mas como? Não basta dizer que sou!
    Um abraço cego

  3. Não fales em medo. Mesmo a brincar faz lembrar outros tempos em que realmente havia razão para o ter e eu nego-me a acreditar que, de certa forma, já estivemos mais longe. Um abraço.

  4. Caro Fernando
    A reacção não passará. Este era um dos slogans pós-25A.
    Apesar dos meus ideais, reforço de novo o que já lhe disse. Não tenhamos medo. Quem cala consente e a verdade acaba por vir sempre ao de cima. Será que pelo menos já sabe donde partiu a denuncia? Ou até isso está em segredo de Justiça?
    Depois de ter pensado resolvi manter a identidade no blogue e seja o que Deus quiser. Medo já o tive agora que se lixe.
    Força Fernando.Um abraço.

  5. Aqui estou à espera de saber mais, porque mais dia menos dia também me estou a candidatar a um processo semelhante, por dizer a verdade! E sempre é bom saber com o que se conta. Para já, se tiveres que ir a Tribunal conta com a possível burrice, incompetência ou amiguismo dos senhores do sistema judicial, mas não desesperes! Vai em frente!

  6. Tinha perdido o rasto ao blog com a perda dos favoritos há uns tempos num erro qualquer do firefox.

    Vinha apenas mostrar a minha solidariedade e deixar uma ideia, eventualmente a ser explorada pelo advogado: pode um post num blogue pessoal chegar a mais gente do que um email? e nesse caso pode ser processado quem “posta” determinado documento e não quem envia e reenvia esse determinado documento?

    Não conheço o processo, naturalmente, estou a especular a partir do post que encontrei em baixo sobre a chamada a tribunal, ainda antes de estar em segredo de justiça.

  7. Há bons meses que não te visitava. Hoje, porque estou com tamanha gripe, vim até ao computador e é claro, aproveitei para “basculhar” o teu blog.
    Qual é o meu espanto, deparando-se-me o ” sou arquido “. Claro que isto revolta e mandei daquelas frases que ninguém gosta de ouvir.
    Essa revolta inspirou-me no que te envio.
    Espero um dia encontrar-te pessoalmente para me explicares.
    Um abraço solidário, Mota.

    Quem retrata a verdade
    Até já passa a acusado
    Na Grândola da Fraternidade
    O 25 de Novembro é usado

    Ao divulgares o e-mail recebido
    Por alguém foste acusado
    Pela coragem tornaste-te arguido
    Pelos amigos és acarinhado

    A liberdade no-la vão cortando
    Limitando a nossa licença de escrever
    Assim o fascismo vai penetrando
    Acarinhado por quem está no poder

    Hoje o controlo é demais
    Utilizam tudo para nos silenciar
    Já recorrem aos tribunais
    Forma democrática de amedrontar

Deixe uma Resposta

