Reconhecimento e validação de competências para mim é …

Ter competências é possuir saberes. É ter conhecimentos, capacidades e aptidões. É possuir um conjunto de qualificações teóricas e práticas que permitam desempenhos superiores em harmonia com as mesmas.

As competências adquirem-se com informação, comunicação, formação, aprendizagem, experiência, partilha de conhecimentos, vontade, dedicação e ambição. As competências são um processo de estágio contínuo e crescente, seja na escola, no emprego, ou no curso da vida, assumindo cada uma e no conjunto, em intensidade e dimensão, uma função essencial e complementar, nas várias etapas da vida pessoal e profissional, sendo que a escola nos prepara, o emprego engrandece, a vida dá amplitude.

Reconhecimento e Validação de Competências para mim é dar conformidade escolar e institucional a proficiências várias, provenientes do esforço de valorização individual, das competências formais, de reconhecidos saberes vários, da confirmação das qualificações obtidas e desenvolvidas, do efectivo grau de conhecimentos gerais e específicos, através de um modelo de aferição que se quer adequado. É ainda e também, fazer um pouco de justiça a uma geração de pessoas, precocemente, empurradas para o mercado de trabalho, por uma sociedade que não concede(u) as oportunidades de estudo a todos, esforçadas e apostadas em marcar uma presença irrenunciável.

PS: Num teste às minhas capacidades e também à intenção de voltar a estudar, cedo interrompidos, inscrevi-me no programa de reconhecimento e validação de competências. Vou passando, por isso, e até ver, a andar menos tempo por aqui. Esta foi a minha primeira resposta escrita à pergunta em título. Sem grandes primores e preocupações.

Anúncios
por Fernando Publicado em Geral

2 comentários a “Reconhecimento e validação de competências para mim é …

  1. espero que corra melhor do que correu por aqui. digo isto porque houve gente aqui a estudar assim equivalência ao 9º ano . tudo bem mas espero mesmo que esse curso se se pode chamar assim ( porque vi o ke eles estudaram, nada!) vá dar equivalências para algum emprego. aquilo é um abuso aliás um atentado á inteligência das pessoas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s