Em Portugal reforma-se mais tarde que a generalidade dos países europeus e ganha-se muito menos.

aposentadoria.jpg

Pois é, por muito que a propaganda afirme o contrário os dados da Euroestat estão aí a desmenti-los. É mesmo assim: Portugal é dos países da União Europeia onde a aposentação se dá mais tarde. Os portugueses, segundo essa instituição europeia, reformam-se mais tarde, que a generalidade dos países da Europa, sendo apenas superados pelos trabalhadores do Chipre, da Estónia e da Irlanda.

Na Europa dos 25 a reforma dos trabalhadores, dá-se em média aos 60,7 meses. Em Portugal aos 64,2 anos, em Espanha cerca de dois anos antes, na França aos 58,8 anos, em Itália aos 58,4 anos, na Bélgica aos 57,9 anos, no Luxemburgo aos 57,7 anos e finalmente na Polónia, aos 57 anos, os trabalhadores saem do mercado trabalho.

Com a alteração da idade da reforma, os trabalhadores em Portugal podem reformar-se aos 65 anos, suportando uma taxa de sustentabilidade, se quiserem manter os valores de reforma de hoje, ou então sair mais tarde, de acordo com a esperança média de vida, sem esse custo complementar.

O aumento da idade da reforma foi uma treta. Era (é) possível manter a idade na reforma nos 60 anos sem aumentar a idade da reforma, mudando o paradigma do financiamento do sistema da segurança social. É trabalhar até morrer.

Ainda segundo um estudo da OCDE, os trabalhadores portugueses, são os mais mal pagos na Europa a 15, ganhado cerca de 40 por cento menos.

É um fartar vilanagem!

Anúncios

2 comentários a “Em Portugal reforma-se mais tarde que a generalidade dos países europeus e ganha-se muito menos.

  1. Ola Fernando !

    De volta….

    Em Portugal trabalha se até morrer, foi o que li ai nos jornais.

    Como pode ser ter reformas altas se os salarios são baixos ?

    Aqui em França é simples para ter direito a reforma completa é preciso descontar 40 anos, não sei se ja passou os 42 e ter o minimo 57 anos de idade…

    Se fosse so isso a não estar bém no nosso pais, mas esta tudo mal, so ha uma coisa a fazer : é arrasar tudo e refazer tudo de novo, todos os sistemas e serviços a todo nivel…

    O que Portugal tem de bom, é a comida, esse céu, sol e calor, e esse mar dum azul que so se encontrei ai.

    Fernando a média na Europa é os 60,7 anos e não meses.

    Um beijo.

  2. Pois é, estas verdades nunca dão direito a títulos de caixa alta. Não dão mesmo direito a título nenhum.

    Mas, quando a Alemanha subiu a idade da reforma, isso já veio nos jornais, o que não veio foi que essa subida só teria efeito a partir, creio, de 2015.

    Há outra coisa que não nos dizem, porque é que todos os especialistas em Segurança Social deste país, se organizaram em 1998 ou 1997 numa Comissão do Livro Branco (ou verde, já não me lembro) que chegou à conclusão de que havia sustentabilidade para a nossa Segurança Social até depois de 2050 e agora nos dizem que estamos á beira da falência?

    A razão é muito simples, eles não previram os efeitos catastróficos da adesão ao Euro e fizeram as suas contas como se Portugal continuasse a crescer como tinha crescido nos últimos 20 ou 25 anos.

    Foram mesmo prudentes e tomaram como valor de referência um valor um pouco inferior á média desses anos.

    Mas, o que aconteceu foi que a adesão ao Euro, como qualquer economista honesto podia prever, travou totalmente o crescimento do país.

    Assim o que está a acontecer é que as medidas que o Governo está a tomar perante as reformas são, no contexto actual, mesmo necessárias e, daqui a uns anos (se não mandarmos entretanto o Euro para o lixo) vão ser necessárias mais medidas. Medidas estas que provavelmente implicarão um corte substancial nas reformas.

    Infelizmente acho que existe uma grande probabilidade de os meus filhos trabalharem até morrerem ou até ficarem doentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s