“Se quiser peça para sair da União Europeia”

Foi assim que o ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, respondeu ao protesto dos pescadores.

Independentemente da análise de cada um, sobre os ganhos e perdas da entrada na União Europeia, sobre os diferentes passos do processo constituinte, alguma vez, por decisão dos nossos governantes, os portugueses foram chamadas a pronunciar-se sobre o processo de integração europeia? Não fez o representante sindical o que lhe competia, chamando a atenção para os problemas do sector e dos pescadores em particular? E o representante do Governo, não lhe competiria saber ouvir, responder educadamente e explicar convenientemente as suas posições ou remeter para outra ocasião uma explicação, em vez de responder de forma malcriada? Alguém perceberá a reacção do ministro da Agricultura e Pescas senão à luz da arrogância e autismo de um Governo nervoso?

Porque não pergunta o Governo aos portugueses em referendo se querem esta Europa e processo constituinte em curso? Só através desse mecanismo o povo português poderia exprimir a sua posição de forma inequívoca.

Anúncios

6 comentários a ““Se quiser peça para sair da União Europeia”

  1. Essa resposta é simplesmente para não entrar no fundo dos problemas dos pescadores…e vindo dum ministro esta mal-vinda; ele é a pessoa que devia estar ao lado deles e defende-los nesta Europa, da qual muitos estão fartos…

    Muitos estão fartos da UE, mas foi graças a ela que Portugal consegueu evoluir. Hoje essa fase esta esquecida. O que aconteceu foi que os mais malandros souberam aproveitar esse dinheiro e houve muito dinheiro mal dado a pessoas que nunca haviam o tido recebido.

    Penso que Portugal não esta perdente em fazendo parte da UE.

    um beijo

  2. Tinha eu acabado de colocar no meu blog um post com este título, venho aqui e leio este!

    A atitude do Ministro é muito elucidativa dos interesses que defende, os de Bruxelas que, se coincidirem com os portugueses, muito bem, se não coincidirem que se lixem os de Portugal!

    Nitidamente este Ministro já está fora de prazo e devia era voltar para Bruxelas pois cá está nitidamente a mais.

    Quanto ao que a helena escreve:

    “Muitos estão fartos da UE, mas foi graças a ela que Portugal consegueu evoluir. Hoje essa fase esta esquecida. O que aconteceu foi que os mais malandros souberam aproveitar esse dinheiro e houve muito dinheiro mal dado a pessoas que nunca haviam o tido recebido.”

    Discordo completamente, Portugal não evoluíu graças à CEE/UE, evoluíu apesar da CEE/UE.

    Quanto à história de que houve uns malandros que aproveitaram os fundos da CEE e que os desbarataram é um dos argumentos mais soezes a favor da CEE/UE.

    Portugal não desbarata mais fundos da CEE do que os outros países. O problema é que a estratégia de desenvolvimento de colagem a Bruxelas a todo o custo não funciona e como é pecado dizer, ou mesmo sugerir tal coisa, lançam-se as culpas sobre os portugueses.

  3. A resposta do ministro Jaime Silva no meu entender expressa bem mais que uma simples falta de educação, revela um desconhecimento e um desprendimento atroz pela causa pública. Não foi capaz de rebater racionalmente uma critica feita por um pescador, embora o representante da EU até a tenha achado justa e com razão de ser…
    Infelizmente este tipo de atitudes estão-se a repetir vezes de mais…

  4. Isto não é um Governo, é um Estado Novo II. Sugiro aos Portugueses para nunca mais darem uma maioria absoluta a um Partido, o resultado nunca é bom… Parece que se esqueceram dos abusos do Cavaco há uns anos atrás. Agora temos o Roque e a Amiga no poleiro, e tão bem que eles se dão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s