Sócrates defende-se

O autor do Portugal Profundo tinha dúvidas, tinha disponibilidades e sentido de serviço público. Fez o que tinha de ser feito. Investigou a licenciatura de José Sócrates. Foi, pareceu-me, um trabalho sério, exaustivo, profundo e descomprometido. As conclusões da investigação foram publicadas no Blog e não engrandeciam o primeiro-ministro.

Sobejaram muitas dúvidas sobre a licenciatura e sobretudo sobre uma licenciatura, clara e sem favores.

José Sócrates demorou a reagir e as explicações acabaram por não desacreditar as suspeições.

Agora, o autor da investigação e do Blog foi constituído arguido, presume-se que por acção de Sócrates.

Parece-me bem e parece-me mal. Parece-me bem, que Sócrates faça a defesa da honra no local apropriado. Parece-me mal, porque o autor da investigação, deveria ser apenas testemunha. E além disso, depois das primeiras denúncias, alguns órgãos de comunicação social também deram eco à investigação e também fizeram investigação própria, mencionando factos idênticos e não é sabido que tenham sido igualmente constituídos arguidos.

O autor limitou-se a mostrar os factos que recolheu, na minha perspectiva. Mas não se dramatize. Também assiste a José Sócrates o direito a fazer a defesa da sua honra.

Não há pois razões para burburinho e para críticas veladas à atitude de Sócrates, como sinto por aí na blogosfera. Não exageremos.

6 comentários a “Sócrates defende-se

  1. O problema é que Sócrates tenta apenas colocar um STOP à liberdade de expressão nos blogues. Abafar o 5º poder. E com isso não concordo. O autor do blogue foi sério. O que vai fazer Sócrates às centenas de posts onde lhe chamam mentiroso e outras adjectivações? Se ainda fosse a um desses…

    Ou bem que regulam a actividade de um blogger ou então deixem-se de tentar meter medo a quem escreve a sua opinião.

    Não quero contudo passar a mensagem de que sou a favor d alguns exageros que por aí pululam em forma de posts.

    Abraço
    [[]]

  2. Teixeira também penso como fica claro do meu post que acho nada haver a apontar ao autor do Blog. Também acho que Sócrates não devia apresentar uma queixa-crime contra alguém em especial (neste caso um blogger deixando de fora os jornais?!! – porquê?) mas sim contra terceiros (ou então contra todos os que pegaram no assunto e são milhares). Também acho que não é a defesa de honra que move Sócrates mas sim a tentativa de assustar os blogues um novo poder que não controlam. Também acho que Sócrates é um mentiroso,(basta ver a forma como deliberadamente deitou às malvas as promessas eleitorais). Por fim estando completamente solidário com o autor do Portugal Profundo, não deixo de dizer a minha posição de princípio sobre as liberdades; completa liberdade com responsabilidade. Daí querer afirmar que nem tudo o que se diz pode ser impune. Não é o caso deste caso em que o autor se limitou a apresentar factos.

  3. “Ou bem que regulam a actividade de um blogger ou então deixem-se de tentar meter medo a quem escreve a sua opinião”

    As minhas desculpas ao camarada Teixeira por copiar um excerto das suas afirmações mas não posso deixar de estar mais de acordo. Da maneira como a coisa foi divulgada dá mais a impressão de se pretende meter medo a quem escreve a sua opinião, sem ofensas.
    Dá para perguntar: ” Só eu? Então e os outros?”
    Será que é por ser professor e a esses está neste momento movida uma espécie de caça? Ou será que é por estar fora da área de influência da DREN?

  4. Com censura não concordarei nunca! Assim è pena eu não ter dinheiro para pagar a um bom advogado para fazer o Sócrates arguido visto ter mentido tanto em campanha eleitoral, será que se poderia fazer??

  5. Quanto a mim acho que o Sócrates apenas se virou contra o blogger Do Portugal Profundo porque ele é “pequeno”. Se fosse um jornal, revista ou televisão estava bem caladinho por causa da sua imagem.

    Já não gostava dele no Ambiente e agora ainda muito menos.

Deixe uma Resposta

