Há boas razões para uma greve geral

greve-geral.jpgCom o governo Sócrates, acumularam-se os despedimentos, cresceu a precariedade, agigantaram-se as desigualdades sociais, perderam-se direitos sociais, baixaram os salários reais, fragilizaram-se as relações laborais.

Com a reforma da segurança social e da função pública prosperaram os reformados precoces, aumentou-se a idade da reforma, baixaram as pensões, criou-se instabilidade no emprego.

Com o governo Sócrates, as populações estão mais desprotegidas, o povo está mais pobre, as famílias atravessam maiores dificuldades.

O Foice dos Dedos associa-se à greve geral e amanhã não haverá qualquer escrito.


José Mário Branco – Cantiga do alevantar

Anúncios

3 comentários a “Há boas razões para uma greve geral

  1. Apesar de considerar que a GREVE GERAL prevista para o dia de hoje, obedece a uma estratégia partidária não deixa ainda assim de ser uma justa resposta as politicas de José Sócrates, dos patrões em geral e dos da PT em particular.
    Contudo, se as diversas correntes (há quem não goste desta expressão) que actuam no movimento sindical tivessem melhor organização, em rede ou de outra qualquer maneira, talvez pudessem ter influenciado positivamente este agendamento para uma data mais oportuna, onde o desgaste e a politica antipopular do Partido Socialista, fosse entendida como tal pela esmagadora maioria do povo. Neste momento, não estão reunidas todas as condições, a demagogia do governo ainda convence alguns trabalhadores, ainda transmite a ideia de que a desgraça deste país não é a politica predadora dos patrões, mas os direitos dos trabalhadores. Sócrates ainda consegue enganar que as nossas reformas têm que baixar por causa dos funcionários públicos. A ministra da educação ainda ilude muitos portugueses incutindo-lhes a ideia de que o flagelo da educação, do insucesso escolar é culpa dos malandros dos professores; O ministro da saúde encerra hospitais e maternidades e apenas os lesados em primeira linha se manifestam contra, e por ai sucessivamente… A mascara de Sócrates ainda não se desfez por completo, a greve é pois prematura… Mas, uma vez que está marcada vamos fazê-la com todo o vigor e mobilizando o maior numero de trabalhadores e população em geral.
    Por isso este blog não pode entrar em greve. Este blog, hoje deve tanto quanto possível ser também uma voz de protesto. No mínimo manter actualizado os números da greve.

    JC

    PS: Espero que na PT, os eleitos para as ORT’s (Sindicalistas, delegados e membros da CT e sub-CT’s) não se esqueçam que apesar da sua liberdade e do seu direito a discordar da oportunidade da greve, É SEU DEVER FAZER GREVE.
    Os Sindicatos da PT, todos os que têm sentido de responsabilidade (SINTTAV, STPT, STT e SNTCT), da CGTP ou independentes, entregaram pré-aviso de greve. Há, inclusivamente um comunicado conjunto assinado por estes sindicatos e pela própria CT apelando à greve. Não há pois desculpa para a furar.

  2. Pingback: A blogosfera 2.0 « ** Ideal Social **

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s