Enquanto não me decido e de consciência tranquila

eu-22.jpg

Dístico

Eu quero lá saber
se, um dia,
alguém
há-de achar bom,
ou mal,
isto que fiz
e há-de deitar,
ou luz,
ou lama,
sobre o meu nome
esquecido!…

Eu fui,
apenas,
voz que se ergueu
e que falou,
como sabia,
naquilo que entendeu
ser seu dever
dizer-se…

Falei sempre
em voz alta
e de maneira
que todos entendessem
quanto disse
– e quanto era impossível
que dissesse.

Eu nunca pedi nada
que pudesse
fazer grande,
ou pequeno
isto que sou.
Tive sempre
o orgulho de ser
pobre
– pobre sem ser mendigo,
nem farrapo;
pobre de pé,
pobre de mãos no bolso
– nos
meus
bolsos.
Hoje,
mais do que nunca,
nada
peço
– e nada aceito
que não seja meu!

E meu, só tenho
o orgulho de ser pobre
e estes papéis
inúteis
que aqui estão…

Alfredo Reguengo
19 Setembro de 1973
(Poemas da Resistências)

por Fernando Publicado em Geral

5 comentários a “Enquanto não me decido e de consciência tranquila

  1. um dia ha-de-vir

    saberas qual sera a melhor decisão

    com tua alma e consciência

    veras que sera a boa

    até pode ser na hora que ha-de-vir

    quém sabe…

    um beijinho

  2. Fernando,

    Muito bem escolhido o poema. Gosto especialmente deste excerto:

    Eu fui,
    apenas,
    voz que se ergueu
    e que falou,
    como sabia,
    naquilo que entendeu
    ser seu dever
    dizer-se…

    E aplica-se que nem uma luva na tua participação cívica.

    Abraço,

  3. Ricardo,
    Obrigado. Também me revejo nesses versos.

    Trilby
    Nem sempre decido bem mas concordo que neste poema sim.

    Helena
    Já me decidi e comuniquei a minha decisão. Foram quase 15 dias. É obra!

    Nelly
    Tens que agradecer ao militante comunista e resistente antifascista, Alfredo Reguengo.

Deixe uma Resposta

