Divórcio porque sim.

Hoje, para ser concedido o divórcio é preciso a existência de um acordo entre o casal ou a existência de motivos de culpa. O Bloco de Esquerda quer acabar com isso. Não é preciso haver acordo, não é preciso haver culpa, basta a vontade de uma das partes, para o divórcio se consumar. Não podia estar mais de acordo.

O casamento é o resultado da vontade das duas partes. Manter o casamento também deve ser o resultado da vontade das duas partes. Se uma das partes não quer manter o casamento, não tem de arranjar um expediente, não tem que dar explicações. Apenas e só há que garantir que o divórcio a pedido, não resulte de um impulso, de um acto irreflectido, de uma intenção não amadurecida.

Uma violência é procurar um pretexto, uma artifício, forçar uma situação, lavar “roupa suja” na praça pública. Se o amor acaba, se a relação se degrada, se um elemento do casal pretende acabar com a relação, isso significa que acabaram as razões que os levaram a contrair o casamento, por isso é contraditório e insensato forçar a subsistência do casamento ou arranjar um culpado, apenas porque sim … porque a lei a isso obriga.

A proposta do Bloco de Esquerda ao determinar a realização de duas reuniões prévias ao divórcio, pretende assegurar que a decisão é assumida na plenitude e não é precipitada nem irreflectida. O processo da guarda dos filhos decorrerá, nos mesmos trâmites dos que prevê a lei actualmente.

A aprovação desta lei seria mais um passo na modernidade, contra a hipocrisia e uma carga emocional do “dever religioso” que a actual lei comporta.

Anúncios

5 comentários a “Divórcio porque sim.

  1. Completamente de acordo Fernando. É mais uma hipocrisia do nosso estado.

    Obrigam o casal a procurar culpados da falência da sua relação mesmo quando o motivo é tão simples como a falta de amor.

    Querem que seja um contrato à força. Como se o casamento fosse uma empresa…

    Ainda assim, acho que é uma lei que mais tarde ou mais cedo deve ser mudada com a concordancia do PS….”penso eu de que…”

    Abraço
    [[]]

  2. Viva,

    Também completamente de acordo. A lei actual é hipócrita e já não representa a visão do casamento civil que a maioria tem. É pena que a lei tenha sido travada…

    É bom estarmos de acordo de vez em quando 😉

    Abraço,

  3. Vai ser derrotada com o voto ÚNICO a favor do Bloco de Esquerda. O PS já disse que vota contra (!?) e o PCP não tem coragem para votar sim, “penso eu de que…” parafraseando o Teixeira.

    Estamos de acordo em muita coisa do que é importante, Ricardo. Mas também temos muitas divergências políticas é certo. Mas sempre amigos.

  4. Pois por isso nunca me casei… unidos de facto! Belas palavras e acho que hoje em dia é o que mais se faz, realmente o mais simples esta-se enquanto se quer estar…nem mais!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s