Ontem como hoje. Podemos contar com esta juventude.

“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”

(Sacerdote egípcio, ca. 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”

(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, ca. 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

Hesíodo (ca. 720 a.C.)

“A nossa juventude gosta do luxo, é mal-educada, troça da autoridade e não tem nenhum respeito pelos anciãos. As nossas crianças de hoje são tiranas. Não se levantam quando um velho entra numa sala, respondem aos seus pais e são pura e simplesmente maus.”

(Sócrates; 470-399 a.C.)

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem temor aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos !”

(Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

Anúncios

11 comentários a “Ontem como hoje. Podemos contar com esta juventude.

  1. OS JOVENS de hoje estão crescendo num mundo que às vezes pode ser assustador. Alguns assistem, sem poder fazer nada, à separação ou divórcio dos pais. Outros observam os colegas de escola se entregarem às drogas e ao crime e sofrerem as consequências disso. Muitos enfrentam assédio sexual de colegas de ambos os sexos. Sem mencionar que quase todos os adolescentes têm ocasiões em que se sentem incompreendidos, sozinhos e deprimidos.
    Se quiserem sair-se bem nesses desafios, os jovens precisam do quê?

    Precisam de padrões morais estáveis, o tipo de sustentáculo que os ajuda a escolher bons amigos, a tomar as decisões certas e a encarar os outros com empatia.

    Só a Bíblia fornece o melhor padrão de moral, pois contém os Meus próprios pensamentos e ensinamentos para o sucesso nos tempos atribulados em que vivemos.

  2. Parece que não é de hoje o conflito de gerações. Quando há pessoas que afirmam e tentam com que os jovens façam aquilo que os mais velhos querem, esquecem-se que a vida e as relações são mesmo assim, conflituosas.

    Permita-me discordar do Jeová, a Bíblia pode ser uma fonte de saber, ou uma luz para uns quantos (muitos), que não sabem pensar por si e que necessitam de algo ou alguém que lhes indique o caminho a seguir na vida, mas de certeza que a Bíblia não fornece o melhor padrão moral, veja-se toda a história da igreja e veja-se todas as maldades e crueldades que fizeram, e fazem, ao longo da história da humanidade.
    Sabendo que a Bíblia é baseada nos escritos Sumérios, na sua visão da origem do universo, seria mais sensato pensar que a haver alguma verdade nela , esta estaria relacionada com Deuses de outro planeta. Mas isto já não tem nada a ver com este post e este comentário.

    um abraço

  3. fly
    O nosso amigo Jeová não deve ter lido que se tratava de citações de muitos mil anos para trás AC.

    E que o que hoje se diz acerca desta “rasca” juventude se disse desde sempre. Porventura a minha avó disse aos meus pais, os meus pais a mim, eu aos meus filhos e os meus filhos dirão aos seus provavelmente. A juventude é sempre e por natureza rebelde e adequa os seus comportamentos aos tempos da altura, sendo que nós, os mais velhos, recusamos olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos “nossos” tempos.

    Os valores “morais”, a estabilidade emocional, familiar, são importantes para o equilíbrio psicológico das pessoas, mas o combate aos factores que criam estas situações, estão longe de serem resolvidos pela leitura, interpretação, ou padrões morais da bíblia. Os factores religiosos em todo o mundo mais do que contribuir para a paz tem sido fonte dos maiores crimes da história.

  4. Javé não precisa de ler…
    Eu estou em todo o lado, Eu sei tudo, tudo o que fazeis, sou Eu quem o decidiu…
    Não tendes vontade própria, a vossa vontade é a Minha!

  5. Ou vc e doido.Os jovens de hoje n sao podres como voce diz.Muitos de nos tem coisas boas falta voces adultos saberem nos compreender e nao nos tratar como debeis mentais.Ta.Bjos

  6. só oque falta é mais compreenção da parte dos adultos e ate mais respeito, nós não somos tão maus assim só queremos que as coisas aconteção no nosso tempo…
    muitas vezes fazemos coisas sem pensar, mas poxa vocês nunca foram JOVENS???????!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s