Morreu Yeltsin. Não sai mais nenhuma Vodka para aquela mesa!

yeltsin.jpg

Boris Yeltsin morreu vítima de ataque cardíaco. Para os saudosos da antiga União Soviética, o homem será o culpado pela “queda da utopia” comunista e pela rendição ao capitalismo. Nada mais errado. O regime caiu porque o povo “soviético” confrontou a magnanimidade das palavras, com a realidade. O povo aderiu sem reservas ao desconhecido em antagonismo ao presente …presente na vida das pessoas; a ausência de liberdades, a pobreza, a corrupção, a perseguição política, a ditadura de partido.

O ideal comunista tinha-se esvaído há muito. Os amanhãs que cantam estavam desacreditados perante um quadro de miséria, de desesperança, de cansaço, de terror, de guerras, invasões, depurações, assassinatos, podridão política.

O que veio a seguir não conta. Tal como o nosso Abril. O que conta é que os povos da Ex União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, independentemente do curso seguido, estiveram de alma e coração com a mudança de regime. O que custa é saber que alguns, não conseguiram perceber os sinais da sociedade, e que ainda hoje, consideram que tudo não passou de um golpe contra-revolucionário, à revelia da vontade popular. São incapazes de aprender a lição. A adesão das populações foi a prova de um regime e de um modelo de sociedade descredibilizado.

A imagem de Yeltin em cima de um tanque contra a tentativa de um contra-golpe, ficará para a história como o fim daquele comunismo. Também as conhecidas bebedeiras de Boris Yeltsin vieram provar o que já sabia. É nessas ocasiões que somos verdadeiramente autênticos.

Para aquela mesa não sai mais nenhum Vodka!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s