Eu não gosto.

Eu não gosto de nacionalismos. Nem gosto do termo patriota. Também não gosto do uso dos símbolos nacionais. Não gosto das bandeiras. Não gosto dos hinos. Não gosto dos orgulhos nacionais. Acho patético o uso desses termos. Tão patéticos como qualificar as pessoas, em função da cor da pele, da civilização, da nacionalidade, ou da religião.

Baptista Bastos diz e muito bem que hoje somos já um povo miscigenado, depois da passagem de “suevos e visigodos, fenícios e romanos, árabes e celtas”, somos “ …fluxos de muitos sangues [que] fazem pulsar o modo como aqui estamos …nascidos na cama do amor, no suor dos corpos, na festa do sexo. Nascemos do prazer. Saímos portugueses desse almofariz de raças, no entreacto de guerras e confrontos políticos”

odiopnr.jpg

Ah é verdade, isto não tem nada a ver mas …a noite passada, numa operação desencadeada pela Polícia Judiciária foram detidos dezenas de skinheads e militantes do PNR, entre os quais o dirigente da Frente Nacional e do PNR, Manuel Machado, que em tempos foi condenado por rapto, extorsão e posse de arma ilegal, tendo sido apreendidas armas, materiais de apelo ao ódio racial e de propaganda nazi. E daqui a três dias realiza-se um encontro internacional de extrema-direita nazi.

5 comentários a “Eu não gosto.

  1. Não sei se sou mais francesa que portuguesa, 40 anos de França e so 6 anos em portugal; Tenho orgulho em ter guardado a nacionalidade portuguesa, quando ouço o hino português o a canção “Vila Morena” me arrepio, quando vejo uma bandeira portuguesa fico feliz, é algo que me faz lembrar meu pais, minhas raizes.

    E portanto não penso nisso, porque sou simplesmente uma mulher que vive e trabalha com pessoas de algumas nacionalidades.As vezes falamos desses cantinhos distantes…e nos faz bém partilhar.

    Guadar as nossas diferenças, nossas raizes é um enriquecimento para todos.

    Acho que so quém vive longe do seu pais pode sentir isto.

    Cada um de nos tem suas diferenças, cada pais tem suas diferenças, suas referências; como tu também as tems : tems um nome, uma idade, etc…

    Quém não gosta daquilo que faz, que é Portugal ?

    Acho que falando da maneira que esta teu post, so da para atiçar a extrema direita.

    Isto é o que eu penso…depois cada um tem a liberdade de pensar diferente.

    Deixo te esta canção de Florent Pagny : ” Minha liberdade de pensar”.

    Parabens pela a escolha da musica do 25 de abril !

    um beijo.

  2. Helena eu percebo o teu raciocínio. E mal seria se perdêssemos as raízes à coisas que nos dizem algo. Esse é um património dos afectos. Eu gosto acima de tudo ada minha cidade (porque é na minha cidade que vivi, que tenho os meus melhores amigos, onde guardo as recordações da minha infância. Compreendo que para ti e para muitos especialmente os nossos emigrantes, o hino, a bandeira, a palavra Portugal, lhe traga emoções, sonhos, lembranças. Eu não faço do meu país o centro do mundo. Sou português mas podia ser espanhol. Sou branco mas podia ser preto. Que me importa isso? Se recuarmos no tempo, vemos que só somos portugueses por acaso. Nós somos, como bem escreveu o Baptista Bastos, ” o pulsar de muitos sangues” que passaram por cá. Não renego o meu país e as minhas raízes, mas não ergo a bandeira do meu país no europeu de futebol e depois a deixo-a arrumada em qualquer canto, não canto o hino de mão no peito e não me preocupa com o meu “irmão” que passa fome a li ao lado. Eu não estou preocupado que “nenhum português” estava na lista de mortos, como foi o titulo de um jornal português, no ataque do jovem na universidade de Virgínia dos Estados Unidos.

    Não contem comigo para estes patriotismos ou nacionalismos. Mas, repito, compreendo o teu argumento, mas eu vejo as coisas um pouco de modo diferente.

    Como dizes cada um, tem a liberdade de pensar de modo diferente, espero que respeites a minha. Sobre a extrema direita nazi, racista e xenófoba metem-me nojo. Porque não limitam a pensar de modo diferente mas actuam criminosamente contra quem pensa de modo diferente. Essa é a grande diferença. Apesar de professarem ideias contra a liberdade dos outros, apesar da constituição não permitir a ideologia fascista que tanto mal provocou, por mim desde que não ultrapassem as ideias (o que sei que não é verdade e os acontecimentos e a história demonstram isso) podem expressar-se livremente. Mas a minha liberdade permite-me dizer que abomino essa gente

    Um beijo para ti, Helena.

  3. Quando falo em liberdade de pensar, tava a pensar nas tuas ideias o nas minhas, não pensava na extrema direita; na extrema direita penso como tu, seja aqui o ai são iguais.

    Este domingo vamos votar, esperando que o scenario de a 5 anos não se repita.

    Desejo te um bom fim de semana 🙂

  4. Sou uma ALCARPE ! que vergonha! até Hoje eu não consegui fazer nada pelo meu País . Sinto vergonha de ser brasileira ESTOU PERDIDA! Tive uma infâcia feliz.Lembro que meu pai chegava em casa depois de um mês de serviços prestados ao Governo do Estado como fuincionário público e a primeira coisa que êle fazia era uma lista: ALUGUEL se soubrasse compraríamos comida para os quatro filhos que tinha depois roupas sem falar das contas que eram fundamentais para uma vida digna ..Hoje vejo que isso não é importante pois o Governo do EstaDO dá mais valor às pessoas que não cumprem seus deveres assim como os inquelinos da minha irmã que luta na justiça para recuperar uma casaa que foi alugada HÁ oito anos , destruida pela falta de consideração uma vêz que quando mais precisou foi insultada dizendo: Fáz oito anos que moro aqui e já que você pois na justíça agora é que eu não saio ..O QUÊ fazer? A lguem pode me aajudaar? minha irmã tem quase setenta anos sempre foi digna nunca deixou de pagar seeus impostos e Hoje se vê num empasse É válido ser Honesto? Sr Juiz da vara de Santo André me dê uma resposta só assim eu acreditarei na justíça de Saaanto André .

Deixe uma Resposta

