Uma mentira de verdade no dia das mentiras.

saude.jpgO dia não podia ser melhor escolhido. No dia das mentiras uma mentira de verdade.

A taxa moderadora cuida de prevenir o uso excessivo e desajustado de serviços específicos como as urgências hospitalares, de forma a libertar os meios e os recursos para situações de maior gravidade. É sabido que muitos usam este serviço como meio de alcançar uma consulta comum, normalmente demorada.

Já a aplicação de uma taxa, como a que entrou em vigor no dia 1 de Abril, para serviços de internamento, ou de cirurgia ambulatória, designada de moderadora, é a mentira-verdade do dia, pois não visa moderar uma utilização indevida, como é sugerido, dado que resulta de um acto clínico prescrito por quem tem a competência adequada; os médicos e não de uma acção voluntária para fins indevidos.

O ministro da Saúde e o governo são uns broncos a fazer passar por lorpas os outros. Seria mais sério que dissessem a verdade. O que se pretende é à custa dos doentes e destes os mais pobres, arrecadar receitas, com fins que acredito, não serão propriamente atacar o défice, mas antes desenvolver uma cultura de utilizador-pagador, neste caso na saúde, ao arrepio de uma solidariedade social, e com fins, verdadeiramente ainda por apurar, mas que suspeito.

O princípio solidário do Serviço Nacional de Saúde não pode ser posto em causa, com habilidades desta natureza. Aguardemos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s