Bom povo português

Oh portuguesitos, isso faz-se? Salazar o maior português de sempre? Onde é que estavam antes do 25 de Abril? A escolha de Salazar é uma brincadeira de mal gosto, companheiros. O saudosismo salazarista só em carolas mal formadas. Mas apesar disso consigo compreender que alguns de vós juntem o seu voto aos carunchosos fascistas.

São sinais de tempos de desencanto e de revolta.

Quando milhares de trabalhadores são empurrados para o desemprego e centenas de milhares não conseguem empregar-se, estamos a falar de pessoas, a carregar o desespero, a desesperança, a transportar uma autêntica bomba atómica, prestes a estourar em suas cabeças. Não é brincadeira, não. São terríveis dramas sociais de famílias inteiras a quem é roubada a dignidade, o sonho.

Quando se fecha a escola, a maternidade, o posto da polícia, quando encerra uma urgência médica, é o abandono, o desprezo, a desconsideração, a insegurança, que se oferece às populações.

Quando a educação, a saúde, a justiça, a habitação, o emprego, a protecção social, trinta e dois anos depois da grande esperança do 25 de Abril, é um fracasso e o que se vislumbra é mais corrupção, mais desigualdade, mais injustiça social, mais pobreza, mais oportunismo, quando escasseiam as perspectivas, é o desconforto, a desilusão, a revolta que assentam arrais em força.

Quando se esperava uns novos tempos de modernidade, de mais qualidade de vida, uma sociedade mais calma, justa, solidária, um mundo sem fronteiras, uni nacionais, de homens e mulheres iguais na diversidade, uma “aldeia global” de povos e culturas, o capitalismo, o imperialismo e seus comparsas, ambicionam mais poder, domínio, mais dinheiro e o povo que se lixe. Definitivamente a luta de classes não é um dogma é uma realidade incontornável.

E em situações de crise é o que se sabe, é um problema e uma oportunidade, para a “revolução” ou para o retrocesso político.

Pronto o sinal está dado. Agora portuguesitos, vamos lá a apontar as setas para os alvos certos …certo?

Anúncios

2 comentários a “Bom povo português

  1. Sal e Azar

    Foi este o maior português da história de Portugal em nove séculos?

    Foi um Domingo em cheio…começou com a bela da romaria/peregrinação à terra da criancinha que foi raptada e agora voltou para os pais…com direito a “comes e bebes” e bailarico (bem ao jeito do nosso povo)…cá para mim ainda vão instituir um feriado local…estava eu a digerir este pobre espectáculo….faço zapping e ouço umas criaturas, vulgo “belas”, a dizer que a Bélgica e a Espanha são cidades (bonitas por sinal!!)e, ainda outra a dissertar sobre o conflito israelo pasteliano….ahhh???
    Bem, não faltando mais nada para animar o meu Domingo, em regra sinónimo de paz e tranquilidade, eis que “descubro” que o grande português é….É mesmo muito sal e azar!!!!!

  2. Não fiquei espantado com a vitória de Salazar. Nem com o segundo lugar de´Álvaro Cunhal.
    Isto não passou de um imenso grito de revolta contra a situação política actual, a situação política em que perdemos a independência e não passamos de uma colónia de Bruxelas.
    Pior, estamos como as Filipinas estavam para o Império espanhol em que não eram uma colónia de Espanha, eram uma colónia do Vice-Rei do México.
    Nós estamos também a deixar de ser uma colónia de Bruxelas para passarmos a ser uma colónia de Madrid.
    A adesão à CEE/CE/UE foi um erro craso, erro esse completado por uma desastrosa (e suicída) adesão ao Euro.
    As pessoas já estão fartas e já não acreditam em políticos que o melhor que sabem fazer é enfeudar Portugal, cada vez mais, a Bruxelas.
    Assim, o voto quer em Salazar quer em Álvaro Cunhal é fácil de perceber.
    Independentemente de ser ou não merecida, estes dois tinham, pelo menos, a fama de serem independentes e de pensarem pela sua própria cabeça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s