Trocar os ? por os !

Já pouca gente terá dúvidas de que Bush e Blair são uns criminosos. O saldo da guerra é um desastre. Um país destruído, uma guerra civil, mais de 30 mil civis e mais de 3 milhares de militares, já morreram, numa guerra injustificada com fundamentos numa mentira.

O ex-inspector-chefe de armas das Nações Unidas, o sueco Hans Blix, que chefiou a diplomacia de Estocolmo em 1978 -79, acusa pessoalmente, aqueles dois criminosos de terem falsificado relatórios, trocando os sinais de exclamação por interrogação, de modo que aquilo que eram perguntas passaram a ser afirmações. Uns bandidos!

 

A propósito da importância dos sinais de pontuação, lembro este exemplo, bem conhecido:

Um milionário redigiu seu testamento desta forma:
“Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres.”

Como se vê, ninguém entendeu, porque não há nenhuma pontuação e houve enorme confusão entre os interessados na herança.
O irmão achou que o certo seria assim:
“Deixo minha fortuna para o meu irmão; não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”
Veio o sobrinho e disse que o certo era:
“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho; jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”
Por sua vez, o advogado sustentou que a redacção era:
“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada para os pobres.”
Finalmente, um defensor dos pobres disse que o certo na realidade era:
“Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os pobres.”

Como eles resolveram o problema não é conhecido.

3 comentários a “Trocar os ? por os !

  1. Eu, na minha profissão, em que a escrita e a leitura são as ferramentas de trabalho, tenho perfeita noção do quão importante e determinante é a pontuação numa frase…No presente caso, poderia esgrimir argumentos para defender cada uma das teses 😉
    Seria interessante!!!

    Muito engraçado!

  2. Não sei se conhece, mas achei que era uma colaboração (permita-me a intromissão) interessante para o seu blog!

    1. ª página de jornais do mundo
    Para guardar nos favoritos,
    Quase ao mesmo nível de um “Google Earth” .
    As primeiras páginas dos jornais de hoje em todo o mundo.
    Cada bolinha laranja nos mapas dos continentes, corresponde aos jornais das cidades daquele estado ou País; Basta clicar e todos os dias aparece a 1.ªpágina de cada jornal. Ao posicionar sobre a bolinha desejada, ao
    lado, aparece a 1ª página do jornal, e clicando obre a bolinha, aparece a página em tamanho maior, para facilitar a visualização .

    http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

  3. Olá Cat.
    Obrigado pelo Link. Está fixe.
    Não sendo ligado à escrita e apesar de grandes lacunas, também seria capaz de defender cada uma das posições. Tal e qual, aliás, como cada um fez. E sem fazer batota como os Bush’s e os Blair’s.

Deixe uma Resposta

