Uma boa medida mas é melhor desconfiar.

Há uns dias um amigo, promotor bancário, veio propor-me a análise do meu crédito à habitação, para uma possível mudança do crédito para outra instituição bancária, quando estava a negociar com o meu banco a negociação do Spread do meu crédito à habitação.

Foi tanto quanto bastou. O meu banco, sem mais, ofereceu-me um abaixamento na prestação, para um Spread a 0,5%, quando antes era de 2%. Apesar de ter manifestado surpresa pela oferta da transferência do crédito sem custos, tendo em conta que a amortização total da dívida, implicaria um pagamento de 3% do capital em dívida.

Esta notícia de que vai terminar o pagamento da taxa de amortização total da dívida, possibilitando a transferência fácil de créditos, talvez explique porque um banco se permitia oferecer sem custos a transferência e o outro aceite sem reservas, o abaixamento do Spread.

Contudo a explicação do funcionário bancário para este abaixamento quase automático do Spread, foi a de que o banco se prepara para contactar os seus Clientes com créditos de habitação mais antigos e cujas taxas de Spread sejam altas, face aos valores hoje praticados, tendentes a alterar o valor do mesmo.

Mas o curioso disto é que este abaixamento do Spread tinha um custo de 160 euros. Como é evidente não aceitei, por considerar absurdo um pagamento adicional, ainda por cima naquela ordem de grandeza, para ajustar o vaor de um Spread que o próprio banco considera exagerado. Fiquei a aguardar novidades, com a pressão de ter uma proposta de transferência do crédito de habitação.

Não deixo contudo de considerar uma boa notícia o fim dos custos de transferências, que poderá permitir uma maior concorrência nos bancos, embora não seja de excluir um acção conjugada, em forma de cartel, nos valores dos Spread’s e ainda persista uma taxa máxima de 0,5% nas transferências, bem como em alguns casos, outras taxas associadas, que podem sofrer aumentos, por forma a diminuir o efeito prática daquela medida.

4 comentários a “Uma boa medida mas é melhor desconfiar.

  1. Vou ver o que consigo fazer com o meu banco. Essa tua experiência vai acelerar a minha vontade em lá ir.

    Quanto à hipotese de começarem com a política do cartel, não me surpreenderia em nada…

    Forte abraço
    [[]]

  2. Fernando,

    Realmente estão a ser dados passos muito significativos para melhorar a transparência e concorrência no sector financeiro. A aparente concorrência estava a criar uma espiral de custos dissimulados, na maioria concertados, que colocava o cliente numa situação de pouca transparência. O fim dos arredondamentos ao quartil, o tecto dos custos de transferência, a mudança da data valor nas transferências e depósitos e a uniformização de dias entre o empréstimo e o depósito a prazo são medidas deste Governo que saúdo (ao contrário de outras, como bem sabes).

    Mas, como bem disseste, vão haver outras formas – legítimas mas que espero que sejam transparentes e concorrenciais – de fazer com que continuemos a pagar os serviços bancários com as margens actuais.

    Abraço,

  3. boa tarde
    tenham atenção numa coisa não podem ser cobrados, por principio valores absolutamente nenhums por alguem que não a ou as intituiçoes de credito, os 160€ que falou provavelmente eram para o promotor que ja recebe uma percentagem do valor transferido que nao é assim tao pouco.
    Os bancos querem o dinheiro e nao lhe cobram ainda mais por lhes darem o dinheiro, faz algum sentido???
    é seu amigo o promotor ? É dinheiro não misturem e antes de pagar os 160€ fale com o banco para onde vai tranferir o credito e deixe tudo claro.

  4. Tiago quem pedia os 160 euros era o próprio banco onde tenho a conta para me baixar o spread para os 0,5%. Claro que não aceitei. Depois acabaram por baixar-me o spread sem ter que pagar nada. O outro banco (de que o meu amigo era promotor) aceitava a mudança do crédito sem custos nenhuns.

Deixe uma Resposta

