Voltaram a colocar um rio entre nós.

obras-da-ponte-eiffel.jpg

No dia 1 de Fevereiro de 2006 a ponte Eiffel que une as margens de Viana do Castelo e Darque fechou ao trânsito, para obras de renovação do piso rodoviário, com o compromisso de abrir em fins de Julho. A obra pouco tempo depois foi suspensa porque foram detectadas corrosões nas estruturas do tabuleiro.  Até hoje.

Sobre os “novos” estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil sobre o estado de corrosão e as alternativas nada se sabe, a ponte continua fechada, no local não há trabalhadores, as populações somam prejuízos enormes,  o pequeno comércio da margem direito do rio Lima, praticamente está aniquilado.

Inporta apurar responsabilidades! A quem lançou o concurso de substituição do tabuleiro e não tratou de saber o estado da estrutura, sabendo-se que no passado, já tinham sido detectadas corrosões nos pilares. Às Estradas de Portugal (EP) pelo “abandono” dos trabalhos. À LNEC pelo resultados dos estudos que nunca mais saem. Ao ministro das Obras Públicas Mário Lino, por um aparente alheamento e pelo arrastar da obra. Às entidades locais pela ineficácia na celeridade do processo. Ao Governo pelas sucessivas promessas de conclusão da obra.

Acresce que as medidas minimizadoras tomadas foram manifestamente insuficientes. O apeadeiro no centro de Darque, a abertura de uma nova ligação à A28 e o reforço das carreiras do ferry-boat para passageiros entre as duas margens do rio Lima, quase não surtiram efeito. Os prejuízos são incalculáveis.

Como diz a comissão de utentes da Ponte em comunicado, ” ainda confia nos governantes?”. Obviamente que não!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s