Porquê a OPA sobre a PT?

“… É evidente que a OPA da Sonae sobre a PT tem objectivos claros: evitar o desaparecimento da Sonae.com que, como terceiro e mais pequeno operador do espaço radioeléctrico nacional, mais cedo ou mais tarde, provavelmente mais cedo que tarde, seria absorvido numa qualquer vaga de fusões do sector … Além disso, constitui um bom negócio para a família Azevedo.

… A estratégia do grupo Sonae, talvez melhor a sua simples ideia, é velha e vem nos compêndios: pagar o cão com o pêlo do próprio cão.

É que toda a gente percebeu que como esta OPA é na sua essência um destruidor de valor sem que se vislumbre a criação de algo correspondente. Uma parte do próprio mercado veria assim com bons olhos o fracasso da OPA pelo que isso significaria o evitar de uma sobrecarga da dívida da empresa por causa do forte endividamento da Sonae para comprar a operadora.

Em vez de investimentos e dividendos teremos, na lógica do cão, de pagar o capital pedido em empréstimo e os juros da operação; em vez de potenciar o negócio brasileiro, venda da VIVO à Telefónica para reduzir a factura da compra e o endividamento resultante; em vez dos investimentos que, apesar das provadas incompetências da anterior gestão, transformaram a PT num dos maiores investidores nacionais, teremos todos que andar a trabalhar para pagar as dívidas.

… No fim contabiliza-se uma enorme vantagem: a de que nada ficará como antes depois da separação das redes do cobre e do cabo, argumento aliás atrás do qual todos se refugiam para elogiar o movimento da Sonae. Terá valido a pena? Não será uma magra consolação para tão grande estrago?”

J. M. Brandão de Brito
(Jornal de Negócios, 24 Janeiro de 2007)

Anúncios
por Fernando Publicado em OPA PT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s