O ensino multilingue

Ao tomar conhecimento da proposta do Bloco de Esquerda, do ensino bilingue nas escolas portuguesas, achei-a interessante mas também fiquei com algumas dúvidas.

Sem conhecer assim um caso concreto, penso que um emigrante, em qualquer ponto do planeta, não quer perder o contacto com a sua língua materna, ao fim e ao cabo, a sua identidade e uma marca do apego à sua origem e cultura. Apesar de estarmos num mundo globalizado, as raízes pátrias, são uma marca inapagável, assente em muitos e variadas razões, por maior ou menor que seja esse pendor patriota de cada um. Mas fiquei também, com algumas dúvidas ainda não esclarecidas.

São questões de ordem prática por um lado. O Bloco não inventou a roda, naturalmente, e esta proposta colhe as experiências bem sucedidas de países como a França, a Alemanha, o Canadá e os Estados Unidos. Contudo, a coexistência na mesma sala de aulas, de dois professores, um a ensinar a língua portuguesa e outro a língua do país dos alunos imigrantes, parece-me dificilmente exequível. Como a obrigatoriedade da presença de alunos nacionais, parece-me forçada, em nome” da coesão social”.

Não estou habilitado a dizer se a proposta é boa ou má. Certamente é bem intencionada. Isso nota-se e protege e bem os interesses dos imigrantes.

Mas, sinceramente, a primeira impressão é que a proposta precisa de ser melhor explicada e provavelmente melhorada. A sensação que fico é que a proposta, cria um distanciamento maior em vez da adaptação, a exclusão em vez do envolvimento, a facção em vez da junção.

A inclusão total, uma melhor convivência multicultural e multirracial, devem ser estimulados e apoiados. A proposta do ensino multilingue tem esse objectivo, mas a ideia de uma sala, dois professores, a condição de ter pelo menos trinta por cento de alunos portugueses, especialmente a partir do 2º ciclo, parece-me contraproducente, separatória e pouco prática.

Espero estar enganado.

Anúncios

Um comentário a “O ensino multilingue

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s