A estocada final na maior empresa nacional.

cartazfestacultura2.jpg*

 

Hoje foi dada a estocada final na maior empresa do país, uma empresa nacional de dimensão internacional. A Portugal Telecom um dos poucos orgulhos do país vai ser entregue de borla a Belmiro de Azevedo. Não me vou repetir. Sobre a OPA da PT escrevi mais de meia dúzia de textos. Sou radicalmente contra a “entrega” da PT a qualquer grupo económico.

O nosso triste país vai perder uma empresa de dimensão nacional e internacional e um serviço público de telecomunicações. Os sucessivos poderes do país abdicaram dos interesses nacionais e deixaram irresponsavelmente a Portugal Telecom desprotegida da ganância devoradora do capitalismo mais decrépito.

A PT vai acabar é quase certo. Mas a nova PT de Belmiro não será nunca a PT, a empresa reserva da memória das telecomunicações. Uma história bonita de 120 anos morre nesse dia.

Em nome dessa memória o nome Portugal Telecom deve acabar também. Seria um provocação o grupo Belmiro de Azevedo “aparecer” como a herdeira das telecomunicações em Portugal.

Os portugueses estão na maioria equivocadas sobre a empresa PT. A memória das pessoas reduz-se aos elevados preços da prestação do serviço telefónico. Mas não sabem muitas coisas. E outras esqueceram.

1. Esqueceram que os altos preços do serviço telefónico provieram de uma empresa monopolista do Estado, usados para subsidiar o Orçamento do Estado no tempo da ditadura.
2. Também se esqueceram que sendo uma empresa pública estava obrigada à prestação do serviço público universal para todos. Para poder haver telefone nos locais mais recônditos, para haver postos públicos, para permitir condições especiais aos reformados e pensionistas.
3. E também não sabem que após a liberalização das telecomunicações a PT esteve, durante alguns anos, impedida de baixar os preços, para dar “espaço” aos novos operadores.
4. E que estava obrigada a ceder as suas infra-estruturas a operadores parasitas que não investiam numa rede própria.
5. E que o regulador não lhes permitia acompanhar ou ter preços mais baixos que a restante concorrência.
6. E que foi impedida de lançar no mercado serviços inovadores porque os outros não tinham capacidade operacional e um “depósito” de conhecimentos técnicos e não investiam em formação e investigação.
7. E que a banda larga da Internet foi retardada por pressão da concorrência que também não permitiu a tarifa plana (preço único independentemente do consumo).
8. E que ainda hoje existe a assinatura telefónica por imposição da Anacom.

E muito haveria a dizer mas não cabe agora aqui neste texto. A Anacom demorou uma eternidade para tomar uma decisão certa e adequada. Foi a recente decisão da separação das redes de cobre e cabo e separar o negócio do retalho, (já depois de declarada a OPA) permitindo as condições para a diversificação dos serviços para alimentar uma melhor oferta técnica e comercial e mais baixos preços.

Com essa medida que teve a concordância da PT, deixou de fazer sentido a OPA. Agora vamos ter menos concorrência no fixo, uma concentração quase monopolista nos móveis e a perda de dimensão das empresas. Com uma certeza …que há melhor oportunidade, Belmiro de Azevedo, parte para outra, provavelmente entregando-a à France Telecom.

Em 1997 o Estado deixou de ter uma participação maioritária com a última fase da privatização. Foi mal para o país. Agora Portugal vai deixar de ter uma empresa de dimensão internacional, para estar nas mãos de um merceeiro. Desse negócio evá de outros, percebe. De telecomunicações é que não. Veja-se o fracasso do grupo na área do fixo, com a Novis, na Internet, com o Clix, no móvel com a Optimus.

Nota: *Cartaz da Festa da Cultura 92
(1º Encontro Nacional da Cultura dos Trabalhadores dos CTT)

Anúncios
por Fernando Publicado em OPA PT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s